ScrewTurn Wiki

RSS

Navegação





Pesquisa Rápida
»
Busca Avançada »

PoweredBy

Capacitação e Treinamento

RSS
Modified on 2010/11/30 01:59 by Anna Freitas Categorized as Uncategorized
Introdução

A formação de recursos humanos visa ao aprendizado. Aprender é adquirir novas formas de conduta ou modificar as anteriores. Este conceito pode ser considerado como o processo para desenvolver e prover conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes para atender a requisitos específicos dos diversos componentes e dimensões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE.

Na Teoria da Administração Contemporânea, segundo Chiavenato (2006), é considerado Capital Humano em uma organização o conjunto de competências e talentos. A competência envolve conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal. O talento é habilidade destacada e diferenciada que um indivíduo possui naturalmente, podendo ou não ser desenvolvida ou ampliada.

No contexto da INDE, entende-se:

• Capacitação como o desenvolvimento dos saberes teóricos que permitem orientar a ação, facilitar a construção de representações operatórias e tornar possível a formulação de hipóteses, os quais podem ser caracterizados por conceitos e conhecimentos disciplinares, organizacionais e racionais, recursos que dão a sustentação e a segurança necessárias aos profissionais no desenvolvimento de suas atividades e na tomada de decisões;


• Treinamento como o desenvolvimento do saber-fazer que é construído por “condutas, métodos ou instrumentos cuja aplicação prática o profissional domina”. (LE BOTERF, 2003 apud MOREIRA, 2005.

Objetivos:

Sensibilizar os atores sobre os benefícios da INDE e construir, através do Programa de Capacitação e Treinamento, competências e habilidades para a gestão, produção, acesso e uso de Dados e Informações Geoespaciais (IG) disponibilizadas pelo Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG) através do Portal Brasileiro de Dados Geoespaciais (SIG Brasil). Vide www.inde.gov.br.


Princípios norteadores:

a)Compor trilhas de conhecimento relacionadas a temas e assuntos para sensibilizar e capacitar os atores da INDE;

b)Estruturar os cursos conforme a natureza e o alcance da capacitação e treinamento;

c)Elaborar conteúdos programáticos dos módulos do Programa de Capacitação e Treinamento, contemplando diferentes níveis de detalhamento em atendimento aos perfis dos diversos públicos-alvo:

• Institucional: políticas de IG para gestores e gerentes executivos;

• Gestão Técnica: produção e aplicações para gerentes técnicos e produtores;

• Tecnologia: implantação, administração e gerenciamento do DBDG, dos Nós do DBDG e do Portal SIG Brasil;

• Área educacional: gestão educacional, docentes e discentes do ensino básico, do ensino técnico e da academia;

• Usuários: compreensão dos diversos tipos de conhecimento, suas especificidades e usos.


d)Destacar a importância do público-alvo da Área Educacional como os formadores dos futuros produtores e usuários.

ScrewTurn Wiki version 3.0.3.555. Some of the icons created by FamFamFam.